Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Comissão Europeia apresenta Portugal como um exemplo em renovação energética e combate à pobreza energética

A Comissão Europeia colocou Portugal em destaque ao utilizar o país como exemplo no relatório sobre renovação energética ao serviço dos cidadãos. O documento sublinha que mais de 75% dos edifícios residenciais portugueses apresentam uma classificação energética C ou inferior, e que cerca de 17,5% da população tem dificuldades em aquecer as suas casas. Estes desafios têm sido endereçados pelo PRR com resultados visíveis.

Segundo Bruxelas, Portugal já impulsionou mais de 85 mil renovações energéticas em edifícios residenciais, criando simultaneamente um novo organismo nacional dedicado ao monitorização da pobreza energética, ao desenho de políticas públicas e ao apoio direto a famílias vulneráveis. O país desenvolveu ainda um novo instrumento de financiamento especificamente orientado para combater a pobreza energética.

Entre os progressos em destaque estão 45 mil casas já melhoradas e 45 MW de nova capacidade de produção de energia renovável.

A Comissão Europeia sublinha também a criação de mais de 100 Espaços Cidadão Energia – centros locais dedicados à literacia energética, aconselhamento técnico, informação sobre eficiência e dinamização de projetos renováveis de maior escala. A rede cobre todo o território, incluindo Açores e Madeira, aproximando a transição energética dos cidadãos.

Com estas iniciativas, Portugal consolida-se como um dos países da União Europeia que mais está a aproveitar o PRR para garantir eficiência energética, e maior resiliência no setor da habitação.

Scroll to Top