Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

EMRP no terreno a acompanhar o futuro da energia

A EMRP continua a monitorizar a execução dos projetos financiados, tendo realizado uma visita à instalação da Hychem – Química Sustentável, S.A., em Santa Iria da Azóia, no âmbito das componentes C11-i01-Apoio à Descarbonização da Indústria, C14-i01- Hidrogénio e gases renováveis e C21-i05-Apoio ao desenvolvimento de uma indústria ecológica.

A indústria química tem um papel essencial na inovação e na descarbonização da economia, e a Hychem é um exemplo claro desse contributo.

Entre os projetos acompanhados, destaca-se o H2Hub, projeto que otimiza o funcionamento dos eletrolisadores, potencia a infraestrutura existente e, pela sua inovação, cria massa crítica para novos projetos de produção e consumo.

O projeto HyChemLowC, foca-se na descarbonização integral do consumo de energia elétrica, promovendo maior flexibilidade produtiva e uma resposta mais eficaz à variabilidade das fontes renováveis. Através do reforço da auto-produção com armazenamento e da implementação de sistemas de baterias com grid forming, o projeto garante maior autonomia face à Rede Elétrica. Os benefícios estendem-se a toda a cadeia de valor, contribuindo para a descarbonização da fileira da pasta e papel e dos parceiros do Pólo da Póvoa de Santa Iria.

Já o 3DGreenH2, foca-se no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de hidrogénio a partir de energia renovável, nomeadamente solar. A utilização da tecnologia inovadora 3DGreenH2 permite um fabrico mais sustentável de eletrolisadores, aumentando a competitividade do setor e impulsionando a produção descentralizada de hidrogénio.

No seu conjunto, estes projetos financiados pelo PRR demonstram como a inovação, a tecnologia e a indústria podem caminhar juntas para uma economia mais sustentável, resiliente e neutra em carbono.

Scroll to Top