A Estratégia Alimentar do Município do Funchal – SEMEAR foi distinguida com o Selo de Ouro de Boas Práticas, a mais elevada distinção atribuída pela Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (RNAES), no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável.
Este reconhecimento destaca o impacto de uma política pública inovadora que promove a saúde, a sustentabilidade e a inclusão, desenvolvida desde 2023. A RNAES, projeto de investigação e inovação financiado pelo PRR, no âmbito do investimento re-c05-i03 – Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria, da Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integra 22 projetos sub-regionais focados na transformação dos sistemas alimentares e na promoção de hábitos de vida mais saudáveis.
É neste enquadramento que se insere a distinção agora atribuída à Estratégia Alimentar do Funchal.
Atualmente, mais de 30 das medidas previstas na Estratégia Alimentar do Funchal encontram-se em execução, envolvendo escolas, juntas de freguesia e várias entidades locais. Desde o início do projeto, cerca de 15 mil pessoas participaram em 320 ações de literacia alimentar e 50 showcookings, contribuindo para hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis na comunidade.
Para a vereadora da Saúde e do Social, Helena Leal, este reconhecimento reflete o trabalho do Município e consolida a SEMEAR como uma referência nacional nas áreas da nutrição comunitária, da saúde pública e da sustentabilidade, constituindo ainda um exemplo de boas práticas no País.
Este investimento, apoiado pelo PRR, assume um impacto direto de melhoria da qualidade de vida da população.
