Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

PRR apoia Agenda NewSpace Portugal e reforça setor espacial português

O setor espacial português dá um novo salto estratégico com a aquisição de dois satélites de observação da Terra, num investimento de 15,9 milhões de euros, que reforça a Constelação do Atlântico, um projeto do qual faz parte a Agenda Mobilizadora NewSpace Portugal, financiada pelo PRR, através da Componente C5 – Capitalização e Inovação Empresarial.

A operação é desenvolvida por um consórcio liderado pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento e integra a Constelação do Atlântico, um dos projetos âncora do setor espacial português na área da inovação tecnológica e da soberania digital, desenvolvido em parceria com a Força Aérea Portuguesa, o CTI Aeroespacial, a N3O e a GEOSAT.

Os novos satélites, do tipo VHR-light submétricos, reforçam a capacidade nacional de observação da Terra, juntando-se aos satélites de primeira geração em desenvolvimento em Portugal e ao GeoSat-2, já em órbita.

A Constelação do Atlântico permitirá aplicações estratégicas em áreas como prevenção de catástrofes, monitorização ambiental, planeamento urbano, segurança e defesa, posicionando Portugal como fornecedor global de serviços avançados de dados espaciais.

Nesta fase, a componente nacional da Constelação do Atlântico é composta por 12 satélites, nove óticos e três radar, podendo evoluir até 16, permitindo revisitar qualquer ponto da superfície terrestre em menos de três horas. O projeto já é uma referência europeia, alinhada com programas como o Copernicus e o European Resilience from Space.

Com o apoio a este investimento estruturante, o PRR consolida a aposta na inovação, competitividade, reforçando a capacidade de desenvolvimento tecnológico e, por consequência, a sustentabilidade da economia portuguesa.

fonte: https://www.ceiia.com/products-space

Scroll to Top