Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Investimento do PRR reabilita alojamentos no Regimento de Comandos

Foi concluída a obra de reabilitação de 32 Casas do Estado no Regimento de Comandos, um projeto financiado pelo PRR, num investimento de 269 mil euros, que contribui para a melhoria das condições de alojamento e bem-estar dos militares com reforço do conforto térmico e acústico e maior durabilidade das infraestruturas.

Para tal, a obra, que se destaca por valores como sustentabilidade e eficiência, incluiu a substituição de vãos exteriores, nomeadamente janelas e caixas de estores, a reparação de fissuras e destacamentos de reboco, a recuperação de elementos estruturais, a execução de novas pinturas de fachada para reforço da impermeabilização e a substituição integral das coberturas.

Este projeto insere-se no conjunto de 11 investimentos apoiados pelo PRR no âmbito do Exército Português, que representam um financiamento global superior a 33 milhões de euros, orientado para a modernização, sustentabilidade e eficiência das infraestruturas militares.

A maior parcela do investimento PRR no Exército, cerca de 31 milhões de euros, destina-se à reabilitação e modernização de infraestruturas, incluindo 427 unidades de alojamento, bem como a renovação de estabelecimentos de ensino como o Colégio Militar e o Instituto dos Pupilos do Exército. Está ainda prevista a criação de um Centro Tecnológico de Informática e a melhoria das condições de acessibilidade no Arquivo Geral do Exército.

Os investimentos apoiados pelo PRR incluem ainda as áreas da transição digital e da transição climática, com projetos de experimentação tecnológica com 5G e iniciativas de autoconsumo coletivo, destinadas a reforçar a eficiência energética das instalações militares.

Distribuídos por várias regiões do país, estes projetos refletem o impacto concreto do PRR na modernização do Estado e na concretização de investimentos estruturantes, com resultados já visíveis no terreno.

Fonte: Exercito Português

Scroll to Top