Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Recuperar Portugal avalia no terreno nova unidade residencial forense em Coimbra

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal realizou uma visita técnica ao Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, integrado na Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra), com o objetivo de acompanhar a fase final do projeto de construção de uma unidade residencial forense de transição, destinada a doentes em regime de liberdade para prova.

A unidade terá capacidade para oito camas e será vocacionada para apoiar pessoas sentenciadas como inimputáveis durante a fase de transição na fase de liberdade para prova. Uma resposta que assegura condições adequadas de segurança, acompanhamento clínico especializado e uma integração progressiva na comunidade.

O projeto é financiado pelo PRR em 651.900,00€ que se destinam à renovação e aquisição de equipamento essencial para o funcionamento da futura unidade, bem como ao cumprimento dos requisitos técnicos e operacionais para a sua entrada em atividade. Esta nova estrutura encontra-se já numa fase avançada de execução, constituindo um contributo estruturante para a modernização da resposta forense em saúde mental e para o reforço de soluções residenciais de transição, alinhadas com as melhores práticas europeias.

Durante a visita de acompanhamento, a Recuperar Portugal teve oportunidade de reunir com a administração e equipas técnicas da ULS de Coimbra para analisar o progresso físico e financeiro, identificar pontos críticos e avaliar o alinhamento entre objetivos, cronograma e condições de implementação. Seguiu‑se um percurso pela área intervencionada, permitindo observar o estado do equipamento associado ao projeto e a preparação logística da nova unidade. A intervenção em Coimbra integra a estratégia nacional de reforço da Rede de Cuidados de Saúde Mental, com particular enfoque na saúde mental forense, na reabilitação psicossocial e na criação de percursos mais estruturados entre internamento, respostas residenciais e acompanhamento comunitário. Área que o PRR tem vindo a apoiar no âmbito da Componente C01 – Saúde.

Scroll to Top