Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Notícias Relacionadas

A partir de outubro, os beneficiários das agendas mobilizadoras e verdes para a inovação empresarial poderão receber 50% do incentivo em adiantamento, num mecanismo que visa acelerar o ritmo dos investimentos estratégicos em curso.

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP)  e o  Banco Português de Fomento (BPF), ontem, dia 30 de setembro, no Palácio da Bolsa no Porto, o Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade (IFIC), num evento que incluiu a assinatura do protocolo para o lançamento de novas medidas de apoio às Empresas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como a anúncio da abertura dos três primeiros Avisos de Candidatura do IFIC.

Nesta vindima, a Granvinhos inaugurou no Peso da Régua uma adega que marca a modernização do setor vitivinícola. Com um investimento de 25 milhões de euros, apoiado pelo PRR, o projeto integra-se na Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal, que aposta na transformação da fileira do vinho através da ciência, tecnologia e práticas sustentáveis.” O investimento de 25 milhões de euros, que conta com financiamento PRR, integra-se na Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal, que ambiciona transformar a fileira do vinho através de ciência, tecnologia e práticas sustentáveis.

No âmbito da Agenda Mobilizadora TransForm, financiada pelo PRR, a Sonae Arauco deu um passo inédito na fileira da madeira em Portugal com o lançamento do seu projeto de reciclagem de MDF. A unidade de Mangualde conta agora com a primeira linha industrial dedicada a este processo, resultado de um investimento de oito milhões de euros, que permitirá incorporar até 20% de fibras recicladas nos novos painéis produzidos.

O futuro da mobilidade esteve em teste, em Ílhavo. Na Zona Industrial da Mota, a  agenda mobilizadora Route 25, apoiada pelo PRR, mostrou ao público como a condução autónoma e inteligente pode transformar a forma como nos movemos nos próximos anos. A iniciativa, marcada por demonstrações ao vivo, foi um sinal claro de que Portugal quer estar na linha da frente da inovação mundial no setor automóvel.

Caroços de azeitona, cascas de laranja, podas de videira ou pó de café estão a ganhar nova vida no projeto BioShoes4All, que pretende incorporar estes resíduos no calçado português. Com um investimento de 60 milhões de euros, dos quais 40 milhões são financiados pelo PRR, esta Agenda Mobilizadora junta 70 entidades, entre empresas e 20 entidades científicas e tecnológicas, associações, universidades, etc. Um projeto que pretende acelerar a transição do cluster do calçado para a bioeconomia e a economia circular.

O setor nacional dos videojogos ganha um novo impulso graças ao PRR. A Agenda Mobilizadora eGames Lab, maior consórcio de investigação e desenvolvimento de videojogos em Portugal, anunciou que passará a ter quatro Gaming Hubs em diferentes regiões do país: Funchal, Lisboa, Açores e Évora.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou o concurso EQUIPAR+2, com o objetivo de dotar as unidades de investigação de equipamento científico.

Scroll to Top