A Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou o concurso EQUIPAR+2, com o objetivo de dotar as unidades de investigação de equipamento científico.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Notícias Relacionadas
Uma garrafa de vidro para vinho, com apenas 260 gramas, desenvolvida por um consórcio nacional no âmbito da Agenda Mobilizadora “Embalagem do Futuro®”, é apresentada esta semana no Pavilhão de Portugal, na Expo 2025, em Osaka. Trata-se, segundo os promotores, da garrafa de vinho em vidro mais leve do mundo.
O equipamento tecnológico, desenvolvido pela Agenda Mobilizadora Health from Portugal, que permite fazer ecografias à distância, está já em fase de testes na Unidade de Saúde Local de Coimbra.
Está disponível a Bolsa de Polinização Apícola, uma ferramenta digital criada no âmbito do projeto Beeland e financiada pelo PRR.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a desenvolver um sistema baseado em inteligência artificial e machine learning com o objetivo de aumentar a rentabilidade, a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas de produção, contribuindo para uma precisa monitorização da pegada ambiental na agricultura.
A agenda mobilizadora Projeto Lusitano revelou os resultados intermédios da aposta na inovação na indústria têxtil e de vestuário.

Inaugurados Centro de Inovação para a Indústria e edifício para formação na saúde e desporto na UTAD
Hoje, dia 10 de fevereiro, são inaugurados o Centro de Inovação para a Indústria, bem como um edifício de apoio à formação na saúde e desporto. Estas novas infraestruturas da Universidade, que permitem modernizar as condições de ensino e investigação, tiveram um custo de cerca de 1,4 milhões de euros e foram financiadas pelo PRR.
A Recuperar Portugal participou na GO WIDE, um evento que decorreu no Centro Nacional de Exposições em Santarém definindo-se como o encontro nacional dos projetos de inovação relacionados com a agricultura, alimentação e floresta, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os parceiros da Agenda Mobilizadora ILLIANCE, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), realizaram a Sessão Pública Intermédia, com o objetivo de dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos à data e promover uma reflexão sobre o Impacto da Inovação na Construção de um Futuro Sustentável.