RE-C05-i01.01
Agendas/ Alianças mobilizadoras
para a Inovação Empresarial
Este investimento tem por objetivo mobilizar e reforçar as capacidades científicas e tecnológicas de Portugal através da implementação de agendas ambiciosas de investigação e inovação baseadas em consórcios entre empresas e instituições académicas.
O investimento é composto, essencialmente, por subvenções para a aplicação das Agendas/Alianças mobilizadoras para a inovação empresarial através de dois instrumentos complementares:
- Pactos de inovação que promovem a cooperação e conduzem ao desenvolvimento de projetos inovadores;
- Projetos mobilizadores destinados a I&D e respetiva transformação em novos bens e serviços através de investimento público e privado.
As agendas mobilizadoras serão selecionadas através de convites abertos à apresentação de propostas de planos estratégicos por consórcios entre empresas e instituições académicas, científicas e/ou tecnológicas. Este investimento tem por base o quadro estratégico a aplicar no âmbito da reforma RE-r09 e reforça o papel das Instituições de Interface e a consolidação desta rede.
Resultados e Objetivos
- Celebrar seis contratos (pactos de inovação ou projetos mobilizadores) com consórcios, que incluam:
- A identificação das entidades constituintes do consórcio;
- O plano de negócios/investimento;
- O montante do financiamento;
- Os objetivos a que o beneficiário está vinculado;
- A forma de acompanhamento.
- Concluir os produtos, processos ou serviços em áreas estratégicas relevantes, na sequência da execução dos seis contratos.