O Plano de Recuperação e Resiliência continua a ter um impacto direto na resposta às necessidades habitacionais. No concelho de Águeda, foram entregues as primeiras nove habitações reabilitadas no Bairro de Vale Domingos. Um projeto financiado pelo PRR, num investimento global de 2,1 milhões de euros.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Notícias Relacionadas
O Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), implementado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+ EF) e financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi distinguido com o prémio “The Best in Class 2025”, atribuído pela The Class Foundation, na categoria Best Affordable Housing Initiative.
A Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP) iniciou o ano letivo de 2025/2026 com o maior número de alunos da sua história — 603 formandos distribuídos por 31 turmas. Este crescimento consolida a instituição como um dos principais polos de ensino profissional do país e um exemplo de dinamismo e inovação na formação técnica.
Com o apoio PRR, a Escola Básica de Vilarinho do Bairro, no concelho de Anadia, abriu o novo ano letivo com uma imagem renovada e condições de ensino significativamente melhoradas. O investimento total de cerca de dois milhões de euros, dos quais 1,5 milhões assegurados pelo PRR, permitiu modernizar por completo o edifício e adaptar o espaço às exigências atuais do ensino.
Duas novas ligações rodoviárias estratégicas, integradas no PRR, abriram recentemente ao trânsito. As intervenções, promovidas pela Infraestruturas de Portugal (IP) e financiadas pelo PRR, visam melhorar a mobilidade, reforçar a competitividade regional e impulsionar o crescimento económico.
A Câmara Municipal de Matosinhos entregou, esta semana, as 50 primeiras habitações do Conjunto Habitacional de S. Gens – Piscina, um investimento de 13,3 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Trata-se da primeira fase de um projeto integrado na Estratégia Local de Habitação, que visa garantir condições dignas a famílias em situação de vulnerabilidade.
A indústria cerâmica portuguesa dá mais um passo importante rumo à descarbonização com a apresentação do “PPS3 – Forno de Rolo”, um equipamento inovador concebido para funcionar com eletricidade, gás natural e hidrogénio verde. O novo produto da Agenda Mobilizadora ECP – Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal, financiada pelo PRR, é apresentado no “Open Day ECP – Soluções para a Cerâmica”, nas instalações do CTCV, em Coimbra.
No coração de Viseu, um dos bairros emblemáticos da cidade ganhou nova vida. O Bairro Municipal, também conhecido como Bairro da Cadeia, concluiu um projeto global de reabilitação que preserva a sua identidade histórica e arquitetónica, ao mesmo tempo que abre portas às famílias que irão habitar as suas 78 casas renovadas.
Paços de Ferreira conta, agora, com uma Rede Municipal de Creches totalmente gratuita, criada com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto representa um investimento de cinco milhões de euros e permitiu a abertura de 13 novas creches e berçários, integradas nos centros escolares do concelho, disponibilizando 546 vagas gratuitas para crianças entre os 4 meses e os 3 anos.