Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Notícias Relacionadas

O Município de Angra do Heroísmo procedeu à entrega de seis habitações sociais na Carreirinha, freguesia de São Bento, reforçando a resposta às necessidades habitacionais no concelho e garantindo melhores condições de vida às famílias beneficiárias. A intervenção é financiada pelo PRR, no âmbito da Componente 02 – Habitação, através do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito.

Foram entregues doze moradias municipais reabilitadas, em regime de arrendamento apoiado, a famílias da freguesia da Malagueira, no concelho de Évora, com apoio do PRR.

O Plano de Recuperação e Resiliência continua a ter um impacto direto na resposta às necessidades habitacionais. No concelho de Águeda, foram entregues as primeiras nove habitações reabilitadas no Bairro de Vale Domingos. Um projeto financiado pelo PRR, num investimento global de 2,1 milhões de euros.

O Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), implementado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+ EF) e financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi distinguido com o prémio “The Best in Class 2025”, atribuído pela The Class Foundation, na categoria Best Affordable Housing Initiative.

A Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP) iniciou o ano letivo de 2025/2026 com o maior número de alunos da sua história — 603 formandos distribuídos por 31 turmas. Este crescimento consolida a instituição como um dos principais polos de ensino profissional do país e um exemplo de dinamismo e inovação na formação técnica.

Com o apoio PRR, a Escola Básica de Vilarinho do Bairro, no concelho de Anadia, abriu o novo ano letivo com uma imagem renovada e condições de ensino significativamente melhoradas. O investimento total de cerca de dois milhões de euros, dos quais 1,5 milhões assegurados pelo PRR, permitiu modernizar por completo o edifício e adaptar o espaço às exigências atuais do ensino.

Duas novas ligações rodoviárias estratégicas, integradas no PRR, abriram recentemente ao trânsito. As intervenções, promovidas pela Infraestruturas de Portugal (IP) e financiadas pelo PRR, visam melhorar a mobilidade, reforçar a competitividade regional e impulsionar o crescimento económico.

A Câmara Municipal de Matosinhos entregou, esta semana, as 50 primeiras habitações do Conjunto Habitacional de S. Gens – Piscina, um investimento de 13,3 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Trata-se da primeira fase de um projeto integrado na Estratégia Local de Habitação, que visa garantir condições dignas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Scroll to Top