PRR – Recuperar Portugal

RE-C07-i02

Ligações em falta e Aumento
de capacidade da Rede 

Resiliência

Esta medida tem como objetivo melhorar a coesão territorial e a competitividade corrigindo as “ligações em falta” na rede rodoviária.

Estas ligações em falta diminuem o desempenho da rede rodoviária e conduzem a uma perda de competividade das empresas. O investimento visa também abordar o congestionamento, melhorar a segurança rodoviária e qualidade do ar e reduzir o ruído em locais próximos de estradas.

O investimento consiste na construção e melhoria de estradas. As intervenções incluem a eliminação de travessias urbanas e a garantia da adequação da capacidade da via, aumentando a acessibilidade aos grandes corredores de transporte e às interfaces multimodais. As intervenções incluem a melhoria de estradas que fazem parte da RTE-T, como o IP2 – Variante Nascente de Évora ou os investimentos no IP8. Espera-se que esta medida não prejudique significativamente os objetivos ambientais na aceção do artigo 17.º do Regulamento (UE) 2020/852, tendo em conta a descrição da medida e as medidas de atenuação estabelecidas no plano de recuperação e resiliência, em conformidade com as orientações técnicas sobre a aplicação do princípio de “não prejudicar significativamente” (2021/C58/01).

 

 

Resultados e Objetivos

  • Construir ou melhorar 111 quilómetros de estradas:

     

    – EN14: interface rodoferroviário da Trofa / Santana, incluindo nova ponte sobre o rio Ave,

    – EN14: Maia (Via Diagonal) / interface rodoferroviário da Trofa,

    – EN4: Variante da Atalaia,

    – IC35: Penafiel (EN15) / Rans,

    – IC35: Rans / Entre-os-Rios,

    – IP2: Variante nascente de Évora,

    – Ligação de Baião a Ponte de Ermida,

    – Eixo rodoviário Aveiro-Águeda,

    – EN344: km 67 a km 75 – Pampilhosa da Serra,

    – EN125: Variante nascente de Olhão,

    – IC2 (EN1): Meirinhas (km 136) / Pombal (km 148),

    – IP8 (EN121): Ferreira do Alentejo / Beja, incluindo variante a Beringel,

    – IP8 (EN259): Santa Margarida do Sado / Ferreira do Alentejo, incluindo a variante de Figueira de Cavaleiros,

    – IP8 (A26): aumento de capacidade na ligação entre Sines e a A2,

    – Variante à EN211 – Quintã / Mesquinhata.

RE-C07-i02
Scroll to Top