A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) colocou em funcionamento um novo equipamento de Raio-X no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), num passo decisivo para a modernização da capacidade imagiológica deste polo hospitalar. A tecnologia, já totalmente operacional, promete melhorar substancialmente a qualidade dos exames, acelerar o atendimento e aumentar a eficiência da resposta aos utentes.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Notícias Relacionadas
Este fim-de-semana, o espetáculo comunitário “Desbravar”, que celebra memória, identidade e coesão social, vai assinalar o encerramento do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas de Vale de Cambra. Este projeto foi financiado pelo PRR no âmbito da Componente C03 – Respostas Sociais, na medida Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas, criada para combater a pobreza e a exclusão social nos territórios mais frágeis, das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, promovendo respostas de proximidade e incentivando a participação ativa das comunidades.
O Município de Arganil concluiu a reabilitação do antigo posto médico da Sarnadela, em Pombeiro da Beira, agora preparado para acolher, temporariamente, pessoas em situação de emergência ou vulnerabilidade. O espaço, com capacidade para quatro pessoas, integra a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), iniciativa financiada pela Componente C02 – Habitação do PRR.
O Hospital de São Teotónio, integrado na Unidade Local de Saúde Viseu – Dão Lafões adquiriu o seu primeiro robot cirúrgico, marcando um avanço significativo na modernização dos cuidados de saúde na região. O equipamento, destinado a cirurgias minimamente invasivas nas áreas de Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia, representou um investimento de 1.906.500 euros, totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
O sistema de saúde dos Açores entra numa nova fase de modernização com o alargamento das funcionalidades da aplicação e portal mySaúde Açores, projeto financiado pelo PRR. A integração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, marca a conclusão do processo que une todas as unidades de saúde e hospitais do arquipélago numa única plataforma digital, o que foi já anunciado pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave deu um novo passo na promoção dos cuidados de proximidade e na humanização dos serviços de saúde, com a criação de uma segunda Equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD). Esta medida, apoiada pelo PRR, reforça a capacidade de resposta e amplia a cobertura aos concelhos de Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo deu um passo decisivo na modernização dos cuidados hospitalares com a aquisição de um robot cirúrgico de última geração, num investimento de 2,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O novo equipamento, que será instalado no Hospital de Tomar, está “desenhado para cirurgias minimamente invasivas” nas áreas de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral.
A CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente foi uma das grandes vencedoras da 7.ª edição dos Prémios Caixa Social 2025, promovidos pela Caixa Geral de Depósitos, com o projeto “Apoiar Quem Cuida 2.0 – Continuar a Cuidar”. A iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reforça o apoio aos cuidadores informais do concelho de Santo Tirso e tem vindo a afirmar-se como uma boa prática no domínio da inclusão social e da saúde comunitária.