RE-C01-i06
Transição Digital da Saúde(300M)
Resiliência
O investimento na transição digital do Sistema de Saúde engloba quatro pilares fundamentais:
- Rede de dados Com foco na melhoria da qualidade de serviço e na resiliência dos sistemas informáticos presentes no SNS, assegurando maior segurança e auditabilidade dos dados de Saúde, bem como acompanhando a evolução tecnológica e a manutenção desses sistemas.
- Cidadão Com o objetivo de simplificar, uniformizar e digitalizar os canais de comunicação entre os cidadãos e as Unidades de Saúde, tornando o acesso aos serviços mais fácil e eficiente.
- Profissionais de Saúde Com ênfase na garantia da mobilidade e facilidade de uso dos Sistemas de Informação em Saúde, promovendo a modernização dos processos de trabalho atualmente em vigor.
- Registos Nacionais Com vista a uniformizar e generalizar dados críticos para a rápida e precisa identificação das entidades estruturais do sistema de informação, além de realizar atividades de monitorização do correto funcionamento do Sistema de Saúde português.
Resultados e Objetivos
- 90% de redes informáticas locais atualizadas no Serviço Nacional de Saúde, organizadas e implementadas pela entidade de serviços partilhados do Ministério da Saúde, que ficarão assim aptas a operar no novo modelo de comunicações unificadas (Voice over Internet Protocol).
- 15% de utilizadores com acesso a novas funcionalidades de telessaúde e telemonitorização que permitem a prestação de serviços de saúde à distância, aumentando assim os níveis de acesso aos cuidados de saúde e a participação dos cidadãos no processo de recolha de informação e tratamento à distância.
- 15% de profissionais de saúde com acesso a módulos integrados de tecnologias de informação, módulos clínicos básicos e módulos clínicos de urgência para registo e consulta de informação clínica no âmbito dos cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados, de forma a garantir a disponibilidade e integração da informação de saúde, bem como proporcionar maior segurança aos utentes e profissionais de saúde; e serviços de urgência, registo de enfermagem e telemonitorização de cuidados de saúde.
RE-C01-i06
NOTÍCIAS RELACIONADAS