PRR – Recuperar Portugal

TC-r39

Promover a Economia Circular 

e uma Gestão Mais Eficiente dos Resíduos

Transição Climática

Esta reforma visa melhorar a prevenção dos resíduos, a preparação para a reutilização, a reciclagem e a valorização e o desvio de resíduos, bem como promover a economia circular.

A reforma deve:

  • Incentivar uma maior conceção ecológica dos produtos manufaturados através da harmonização dos critérios de ecomodulação a utilizar pelos produtores. Estes critérios serão tornados obrigatórios para a implementação dos sistemas integrados abrangidos pela responsabilidade alargada do produtor por parte das entidades gestoras, tais como, associações representativas dos produtores, embaladores e prestadores de serviços de embalagem.
  • Introduzir um sistema de incentivos à recuperação (sistema de depósito e reembolso) para garrafas não reutilizáveis de plástico, metais ferrosos e alumínio.
  • Na sequência de um estudo de viabilidade, introduzir um sistema de incentivos à retoma das diferentes categorias de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Resultados e Objetivos

  • Publicar e implementar o ato jurídico que estabelece uma definição harmonizada e obrigatória de critérios para a ecomodulação dos benefícios financeiros em sistemas integrados no âmbito da responsabilidade alargada do produtor.
  • Implementar um sistema de depósito e reembolso que deve entrar em funcionamento e ser aplicado às garrafas de plástico não reutilizáveis, aos metais ferrosos e ao alumínio.

Elaborar um estudo de viabilidade independente e, se este for positivo, implementar legislação que estabeleça o quadro jurídico para a introdução de um sistema de retoma dos resíduos elétricos e eletrónicos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS 

No posts found!

Scroll to Top