TC-C14-i02
Potenciação da eletricidade
renovável no Arquipélago da Madeira
renovável no Arquipélago da Madeira
Transição Climática
Esta medida tem como objetivo apoiar a produção, o armazenamento o transporte e a distribuição de energia renovável.
Os projetos incluídos neste investimento permitirão aumentar a quota de eletricidade de fontes renováveis que estará disponível em cada ilha. Este investimento contribui para a estratégia que visa descarbonizar a produção de eletricidade reforçando a resiliência da economia nacional.
O investimento será composto pelos seguintes subinvestimentos:
- Remodelação e renovação integrais da Central Hidroelétrica da Serra de Água e da Central Hidroelétrica da Calheta I, revitalizando a potência instalada em 6,2 MW e incrementando a capacidade instalada em 4 MW.
- Aumento da capacidade instalada em sistemas de armazenamento com baterias adicionando pelo menos 21 MW/27 MWh de capacidade de armazenamento.
- Instalação de um novo compensador síncrono com uma capacidade mínima de 15 MVAr.
- Aumento da capacidade da rede elétrica para integrar pelo menos 48 MW de nova potência instalada em fontes de energia renováveis nos sistemas elétricos (40 MW na Madeira mais 8 MW no Porto Santo).
- Instalação de 130.000 contadores inteligentes conectados e substituição de 8.750 pontos de iluminação pública por soluções com baixo consumo de energia (incluindo a melhoria da gestão da iluminação pública).
Resultados e Objetivos
- Aquisição e instalação de um novo compensador síncrono, com pelo menos 15 MVAr.
- Aumentar a capacidade instalada na Central Hidroelétrica da Serra de Água remodelada em 4 MW.
- Aumentar a capacidade instalada na Central Hidroelétrica da Serra de Água remodelada em 4 MW.
- Central Hidroelétrica da Serra de Água: substituição e requalificação dos equipamentos elétricos e mecânicos, mantendo apenas o edifício;
- Central Hidroelétrica da Calheta I: substituição da maior parte dos ativos, nomeadamente dos dois grupos geradores de 0,5 MW de capacidade instalada e restantes sistemas elétricos, com exceção do edifício;
- As obras incluem também a recuperação dos canais adutores à central, numa extensão total de cerca de 13 km.
- Aumentar o armazenamento de eletricidade adicionando capacidade instalada em sistemas de baterias, para corresponder, pelo menos, a 21 MW/27 MWh.
- Aumentar a capacidade de integração de fontes de energia renováveis no sistema de eletricidade da RAM. O aumento corresponde a 8 MW no Porto Santo e 40 MW na Madeira.
- Fornecer e instalar 130 mil novos contadores inteligentes (contadores de eletricidade que registam informações sobre o consumo e estão ligados a uma rede de comunicações).
Substituir a rede de iluminação pública com 8.750 pontos de iluminação LED com baixo consumo de energia e respetivo sistema de gestão.
TC-C14-i02
NOTÍCIAS RELACIONADAS
No posts found!