PRR – Recuperar Portugal

PT | EN

TC-C14-i03

Transição Energética nos Açores

Transição Climática

Esta medida tem como objetivos desenvolver infraestruturas elétricas ao nível do estado da arte e executar projetos com soluções técnicas inovadoras para aumentar a autossuficiência energética. 

Nos Açores, a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis representa atualmente cerca de 40% do valor global da região, dos quais cerca de 24% provenientes da geotermia, presente nas duas maiores ilhas do arquipélago. Os restantes 60% da eletricidade são produzidos a partir de combustíveis fósseis, fuelóleo e gasóleo, que representam uma fatura anual elevada, não só devido ao valor de aquisição dos combustíveis, mas também do seu transporte por via marítima do continente para as ilhas e na distribuição inter-ilhas.

Este tipo de produção, para além de ter um elevado custo associado, representa uma forte dependência externa que, em situações de crise nacional ou internacional, pode colocar em causa a capacidade de resposta às necessidades energéticas do arquipélago.

O investimento será composto pelos seguintes subinvestimentos:

  • Aumento da capacidade instalada de produção de energia renovável, principalmente geotérmica, em 12 MW, e revitalização da central elétrica geotérmica já instalada em 5 MW. 
  • Aumento em 850 kW da capacidade instalada para produzir eletricidade a partir de fontes renováveis na ilha do Corvo através da instalação de um parque fotovoltaico e de um parque eólico. 
  • Instalação de novos sistemas de armazenamento de energia elétrica nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo correspondentes a, pelo menos, 20 MW. 
  • Instalação de novas unidades de produção de eletricidade fotovoltaica, de pequena dimensão, para produção e consumo descentralizados, num total equivalente a 11,2 MW.

Resultados e Objetivos

  • Aumentar a capacidade de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, em particular energia geotérmica. A capacidade adicional (12 MW) será instalada na Central Geotérmica do Pico Alto e na Central Geotérmica do Pico Vermelho. A remodelação da Central Geotérmica da Ribeira Grande executará três novos poços geotérmicos, e um grupo gerador mais eficiente, de 5 MW, substituirá os grupos geradores existentes, de 2×2,5 MW.
  • Aumentar em 850 KW a capacidade instalada para produzir eletricidade a partir de fontes renováveis na ilha do Corvo, através da instalação de um parque fotovoltaico e de um parque eólico.
  • Instalar 20 novos sistemas de armazenamento de energia com baterias e sistemas de gestão de energia em seis ilhas para permitir uma maior integração das energias renováveis salvaguardando, simultaneamente, a segurança do aprovisionamento e a qualidade do serviço, com um intervalo de potência entre 20 MW e 30 MW em conjunto.
  • Instalar nova capacidade para energia elétrica para 11,2 MW, investindo em instalações fotovoltaicas dispersas de pequena dimensão principalmente para autoconsumo, presumindo-se que não existe cofinanciamento dos beneficiários.
TC-C14-i03
Scroll to Top