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TD-C20-i01

Transição digital na Educação

Transição Climática

Os objetivos do investimento são:

  • Remover obstáculos ao acesso à internet de qualidade em ambiente escolar;
  • Remover limitações à utilização integrada dos equipamentos tecnológicos e digitais e suprimir a carência de equipamentos especializados para desenvolver competências digitais, bem como estimular o prosseguimento para carreiras nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (CTEAM), promovendo igual participação de raparigas e rapazes;
  • Superar a utilização insuficiente de recursos educativos digitais no processo de aprendizagem e nos processos de avaliação;
  • Ultrapassar a dispersão e ineficiência dos sistemas de gestão e informação do sistema educativo, revendo e atualizando metodologias e processos de gestão e administração escolar.

Este investimento prevê:

  • A melhoria da conectividade das escolas através da expansão da rede alargada de internet da educação, de 40 para 300 Gbps, ligando as escolas primárias e com uma conectividade de, pelo menos, 1 Gbps com uma média de 40 novos pontos de acesso para cada escola.
  • A disponibilização de 600.000 computadores aos alunos e aos professores, de 40.000 projetores que visam a melhoria dos equipamentos de projeção nas salas de aula e de 1.300 Laboratórios de Educação Digitais com equipamentos e tecnologias digitais, como impressoras 3D e robôs educativos.
  • O desenvolvimento e adoção de novos recursos educativos digitais, em 95% das disciplinas nos programas curriculares do ensino básico e secundário, incluindo educação física e desporto, nomeadamente a digitalização dos testes de avaliação.
  • A disponibilização às escolas de um «sistema único de identidade», que garanta a convergência e integração dos sistemas de informação de gestão da comunidade educativa, com soluções informáticas adequadas. O investimento prevê 15.000 equipamentos diferentes, entre computadores, digitalizadores e impressoras, pretendendo alcançar um funcionamento mais eficiente e transparente do sistema educativo que visa igualmente a racionalização das despesas das escolas.

Resultados e Objetivos

  • Assinar contratos para a aquisição de 600.000 novos computadores portáteis para empréstimo a professores e alunos.
  • Disponibilizar 1.050.000 computadores portáteis para empréstimo a professores e alunos em escolas públicas do ensino básico e secundário.
  • Ter 95% das escolas públicas do ensino básico e secundário em Portugal continental ligadas à Rede Alargada da Educação de 300 Gbps com uma ligação de, pelo menos, 1 Gbps, e com redes de área escolar local, em média, com 40 pontos de acesso à Internet sem fios.
  • Criação de 1.300 Laboratórios de Educação Digital instalados em escolas públicas do ensino básico e secundário em Portugal continental dotados de equipamentos especializados para projetos. Nestas ferramentas diversas incluem-se conjuntos de robótica, impressoras 3D, equipamentos de medição e teste, módulos de desenvolvimento e simulação, componentes eletrónicos, máquinas de gravação e corte a laser ou outros, que permitam desenvolver e multiplicar os clubes de computação experimental, programação e robótica.
  • Dotar 40.000 salas de aula em escola públicas do ensino básico e secundário com novo equipamento de projeção.
  • Ter 95% de escolas públicas do ensino básico e secundário em Portugal continental que adotaram o sistema único de identidades; que se ligaram a sistemas de informação de gestão educativa do Ministério da Educação e adotaram o sistema Escola 360, pelo qual serão fornecidos 15.000 computadores para utilização em atividades de gestão escolar.
  • Ter 95% de disciplinas nos programas curriculares do ensino básico e secundário incluindo educação física e desporto, em que a produção de recursos educativos digitais foi concluída.
  • Digitalizar 95% de testes e exames finais de classificação nas escolas.
TD-C20-i01

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