PRR – Recuperar Portugal

TD-C17-i02

Modernização da infraestrutura do sistema de informação patrimonial da Autoridade Tributária e Aduaneira para a Tributação dos Prédios Rústicos

Transição Climática

Este investimento tem como objetivo levar adiante a digitalização de todos os processos relacionados com a tributação dos prédios rústicos, em especial as informações conexas – levantamento e características associadas (como as culturas e o potencial económico) – e a implementação do preenchimento prévio para obrigações declarativas específicas.

O investimento será constituído por vários subinvestimentos, que incluirão:

  • A digitalização da informação de suporte às matrizes prediais;
  • O reforço da infraestrutura das tecnologias da informação que assegura a preservação da informação predial digitalizada;
  • O desenvolvimento de mecanismos de consulta e visualização das matrizes prediais;
  • O desenvolvimento de um sistema de informação de suporte à avaliação cadastral simplificada da propriedade rústica;

O desenvolvimento de serviços de pré-preenchimento declarativo (em especial para a tributação dos imóveis e transações específicas sujeitas a imposto de selo).

Resultados e Objetivos

  • Implementar a partilha de dados entre a Autoridade Tributária e Aduaneira e os municípios para o pré-preenchimento da declaração Modelo 1 do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), tirando partido das informações existentes sobre imóveis nos respetivos sistemas de informação.

 

  • Concluir a implementação dos serviços de preenchimento prévio para transações imobiliárias e transferências de veículos sujeitas ao imposto de selo, tirando partido da informação sobre imóveis à disposição das Autoridades Tributárias e Aduaneiras, do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) e do Instituto de Registos e Notários (IRN).
  • Disponibilizar e operacionalizar a versão final do sistema de informação que apoia a avaliação simplificada da propriedade rústica.
  • Conclusão da caracterização edafo-climato-morfológica (solo e clima) e avaliação do potencial económico da propriedade rústica, de 90% da área rural em Portugal continental.
TD-C17-i02

NOTÍCIAS RELACIONADAS 

No posts found!

Scroll to Top