PRR: Acordo de pré-financiamento assinado

PRR: Acordo de pré-financiamento assinado

O Ministro do Planeamento e o Ministro das Finanças assinaram esta segunda-feira (26 de julho) os contratos bilaterais de financiamento e empréstimos com a Comissão Europeia, que permitem receber o pré‑financiamento até 13% dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Contamos que nos próximos dias a Comissão possa transferir para Portugal os pré-financiamentos no valor de mais de dois mil milhões de euros”, disse o ministro Nelson de Souza, na cerimónia conjunta para a assinatura dos acordos de financiamento.

Mais importante do que a data de chegada, para o responsável pelo Planeamento chegou o momento de passar à fase seguinte, garantindo que “executar, executar, executar passará a constituir a primeira, a segunda e a terceira prioridades”. Uma afirmação reiterada pelo Ministro das Finanças, João Leão, que sublinhou: “Agora não podemos perder o ritmo, temos de nos empenhar na execução do Plano”.

Esse é o desafio da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, presidida por Fernando Alfaiate, em articulação com os beneficiários intermédios.

Até à data já estão em aberto sete candidaturas referentes às seguintes componentes: Capitalização e inovação empresarial; qualificações e competências, infraestruturas, florestas e eficiência energética em edifícios. Subscreva o serviço de alertas para saber em tempo real a abertura das candidaturas.

A Comissão Europeia aprovou a 16 de junho o PRR português, dando luz verde à atribuição de 13,9 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos a Portugal ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.