Acessibilidades 360º, um país para todos

Acessibilidades 360º, um país para todos

48 milhões de euros de financiamento PRR em investimentos dedicados à acessibilidade de pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O Contrato de Financiamento assinado entre o Presidente da Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate e o diretor do Instituto Nacional para a Reabilitação, dr. Humberto Santos sinalizou o passo seguinte: passar à ação.

Ao abrigo do contrato para as Acessibilidades 360º, com dotação de 45 milhões de euros, será concretizado um programa de intervenção em vias públicas, edifícios públicos e habitações privadas com o objetivo de aumentar as respetivas acessibilidades e torná-los operacionais para as pessoas com mobilidade reduzida.

O segundo contrato relativo à Plataforma + Acesso, no valor de 3 milhões de euros, contempla a criação de uma plataforma com informação em tempo real sobre edifícios e lugares de estacionamento com condições de acessibilidade, e também o lançamento de um “call center” com interpretação em Língua Gestual Portuguesa para toda a Administração Pública.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, participaram na cerimónia pública. A governante salientou que esta medida demonstra bem o papel do investimento social como motor de «dinamização económica, de recuperação pós-pandemia e de instrumento de coesão social. A pandemia tornou evidente em como nós temos de acelerar o investimento nestas várias dimensões sociais, seja nas respostas e nos equipamentos sociais, seja em tudo o que garanta que somos de facto um País para todos e não só para alguns». O Governo quer garantir que «os serviços, a utilização do espaço público, a utilização dos serviços públicos, a utilização dos vários equipamentos têm que estar sem barreiras e sem muros».

Este é o caminho da #recuperacaoemacao

Acompanhe as candidaturas no site da Recuperar Portugal. Subscreva os alertas e a newsletter aqui.