Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos: apostar na qualificação dos portugueses

Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos: apostar na qualificação dos portugueses

António Rendas

Maria da Conceição Bento

Coordenadores do Painel de Alto Nível de Seleção e Acompanhamento

dos programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos».

 

A análise, ainda em curso, das candidaturas que responderam ao Aviso mobilizador das manifestações de interesse para os programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” revela uma forte adesão do Sistema do Ensino Superior.

Apresentaram-se ao concurso trinta e cinco candidaturas lideradas por Universidades e por Institutos Politécnicos que englobam também centros de investigação, empresas, municípios e escolas do ensino secundário. Praticamente todas as Universidades e Politécnicos do continente e ilhas, públicos e privados, não só marcaram presença como apresentaram projetos, a maior parte sob a forma de consórcios integrados que, por sua vez, mobilizaram um grande número de parceiros da sociedade civil.

O PRR tem uma dotação financeira de 252 milhões de euros para os dois programas, mas a procura atingiu valores muito superiores.

Prevê-se que até dezembro, o painel independente, constituído por peritos nacionais e internacionais de reconhecido mérito, selecione os projetos com mais elevado potencial para atingir as metas de cada programa.

O Impulso Jovens STEAM tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmatics), dando resposta às novas necessidades do mercado de trabalho.

A ambição vai mais longe quando se incentiva à apresentação de projetos que promovam uma maior participação dos jovens no ensino superior e reduzam o abandono escolar. Estas “alianças / “programas” devem promover, também, medidas concretas para captar o talento das jovens para que abracem as áreas STEAM, o que significa uma ligação virtuosa entre a formação, o conhecimento e a agenda da igualdade de género.

O Programa Impulso Adultos assume no PRR o papel de uma alavanca para a modernização e especialização dos trabalhadores em vários setores da economia. A aposta na formação e na qualificação diversificada tem por objetivo valorizar os recursos humanos, garantindo a reconversão e atualização de competências através do desenvolvimento de soluções de qualificação flexíveis, de qualidade e capazes de dar resposta à transformação dos mercados de trabalho.

O assumir desta aliança entre os sistemas de ciência e ensino superior, em consórcio com empresas, empregadores públicos e/ou privados, incluindo autarquias e entidades públicas locais, regionais e nacionais constitui, seguramente, um ganho muito significativo para a competitividade do País.

Prevê-se que até final de outubro o Painel de Peritos proponha à Direção-Geral do Ensino Superior a lista dos projetos selecionados para serem convidados a apresentar, em novembro, as candidaturas finais, na expetativa de que possam ser mobilizadoras de um desenvolvimento económico e social mais justo e sustentável.

A alavanca PRR deu o primeiro movimento. É estimulante verificar a resposta do ensino superior.

A Direção Geral do Ensino Superior é o beneficiário intermediário para os programas Impulso Jovem STEAM e Impulso Adultos