Mar sustentável, empresas resilientes

Mar sustentável, empresas resilientes

A Recuperar Portugal já contratualizou todos os investimentos da Componente C10 Mar, um fator importante para concretizar as opções relacionadas com o reforço do potencial produtivo nacional, procurando garantir condições de sustentabilidade e competitividade do tecido empresarial ligado ao mar.

A C10 com uma dotação total de 252 milhões, incluindo o pacote de financiamento para os Açores, assume a  ambição preparar o caminho para a construção de uma economia do mar mais competitiva, mais coesa e  inclusiva, mas também mais descarbonizada e sustentável, com maior capacidade de aproveitamento das oportunidades decorrentes das transições climática e digital.

Está publicado o primeiro aviso dos investimentos na “Transição verde digital e de segurança nas pescas” destinado às empresas do setor.

Pretende-se com este concurso a apresentação candidaturas, num total de 40 projetos financiados, com foco na inovação, na modernização dos processos, na redução da pegada de carbono e na economia circular das empresas e organizações da fileira do pescado, nesta se incluindo a pesca, a aquicultura, a transformação, a comercialização e os portos de pesca.

O investimento tem ainda como objetivos a alteração de comportamentos no sentido da obtenção de resultados mais eficientes e ambientalmente  sustentáveis, bem como contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa por parte das atividades da economia do mar até 2030, em linha com os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.

Saiba mais em candidaturas