125 milhões para a resiliência das empresas nos Açores

125 milhões para a resiliência das empresas nos Açores

Está aprovada e publicada a Política de Investimentos do  Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores. Esta medida inserida na Componente 05 do PRR “Capitalização e inovação empresarial” será implementada pelo Banco Português de Fomento, no âmbito do contrato celebrado com a Recuperar Portugal.

A Política de Investimentos do Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores define as condições de elegibilidade das empresas do arquipélago para a execução de 125 milhões de euros destinados a apoiar a solvabilidade e resiliência financeira, bem como gerar impactos positivos no investimento produtivo e no crescimento e consolidação empresarial.

O Fundo contempla a participação em operações de capitalização de empresas viáveis com potencial de crescimento, em setores estratégicos e com orientação para mercados externos. Privilegia mecanismos preferenciais de coinvestimento, com governança clara e transparente.

A criação deste instrumento resulta de um longo processo negocial com a Comissão Europeia, tendo em conta a complexidade técnica associada ao recurso a instrumentos inovadores de capital ou quase capital e o necessário enquadramento em termos de auxílios de Estado que permitiram produzir uma solução que acomoda as pretensões da Região, com especial ênfase na componente de subvenções (fundo perdido).

Por todas as razões, a implementação desta medida estrutural  é aguardada com grande expetativa pelo setor empresarial regional, em especial as micro, pequenas e médias empresas, cooperativas e associações com fins comerciais.

#Recuperação em Ação

Tenha a informação em primeira mão sobre os avisos de candidatura. Subscreva as notificações aqui