Financiadas 10 Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração

Financiadas 10 Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) selecionaram 10 candidaturas a apoiar no âmbito do aviso dirigido às Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração, financiado com um valor total de 110 milhões de euros pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os municípios de Chaves, Melgaço, Vila Real, Águeda, Guarda, Oliveira do Hospital, Rio Maior, Campo Maior, Beja e Lagos vão modernizar zonas industriais e áreas empresariais já existentes nos seus territórios, para as preparar para as transições verde e digital e garantir uma melhoria da competitividade das empresas aí instaladas.

Com esta decisão, mais de 73 milhões (66%) são dirigidos a territórios do Interior, e praticamente 37 milhões são destinados ao Litoral. Os apoios máximos a conceder distribuem-se pelas regiões da seguinte forma:

  • Norte: 30,9 milhões de euros;
  • Centro: 32,1 milhões de euros;
  • Lisboa e Vale do Tejo: 12,8 milhões de euros;
  • Alentejo: 30,1 milhões de euros;
  • Algarve: 4,1 milhões de euros.

Estes fundos podem apoiar investimentos na auto produção e armazenamento de energia renovável, ilhas de qualidade energética A+, soluções de carregamento de viaturas elétricas e abastecimento a hidrogénio, cobertura de Banda Larga Rápida (5G) em áreas do Interior com comprovada falha de mercado ou soluções de resiliência ativa a incêndios, consoante as características das AAE.

As candidaturas foram avaliadas, entre outros aspetos, tendo em conta o número de empresas instaladas e o número de postos de trabalho em cada AAE, quantos desses negócios estão associados a cadeias de logística e de que forma se articula o trabalho dessas empresas com o Sistema Regional de Inovação em questão.

Pretende-se que as AAE  de nova geração respondam a  abordagens de inovação, a desafios tecnológicos e à necessidade de ligações virtuosas com os sistemas científicos e tecnológicos.

Esta é a #RecuperaçãoEmAção