Hub Azul: 87 milhões na formação e economia do mar

Hub Azul: 87 milhões na formação e economia do mar

Estão abertos 8 avisos de candidatura para o investimento Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, da Componente C10- Mar, integrada na dimensão Transição Climática.

São 87 milhões de financiamento na construção de uma economia do mar mais competitiva, coesa e inclusiva, mas também mais descarbonizada e sustentável, com maior capacidade de aproveitamento das oportunidades decorrentes das transições climática e digital. Da C10 – Mar faz parte o investimento para a criação e dinamização de vários polos nacionais que constituirão um verdadeiro ecossistema de infraestruturas em rede e competências para a economia azul.

O novo Hub conta com investimentos em polos nacionais de infraestruturas  costeiras (novas e existentes) com acesso à água, laboratórios e zonas de teste, locais para prototipagem, scale-up pré e industrial e espaço de incubação e alavancagem de empresas criando uma plataforma física e virtual, em rede, para dinamizar a bioeconomia azul e outras áreas emergentes da economia do mar em Portugal e na Europa.

No Hub Azul estarão incluídas não só as infraestruturas em terra e mar mencionadas, mas também uma estreita ligação às universidades nacionais, principalmente às escolas com formação superior direcionada para o mar, e aos centros de formação profissional do Mar, no sentido de dinamizar um conceito inovador de Blue Hub School. Estas medidas têm como objetivo fomentar a interligação entre a formação de recursos humanos altamente qualificados para as atividades do mar com as necessidades do mercado da economia do mar e as tendências para novos modelos económicos mais digitalizados e amigos do planeta.

Conheça todos os avisos  em candidaturas

Esta é a #RecuperaçãoEmAção