Qualificar e equipar os Centros de Saúde

Qualificar e equipar os Centros de Saúde

Até ao dia 10 de fevereiro as entidades públicas podem responder ao Aviso Convite Nº 02/C01-i01/2022  “Qualificar as instalações e os equipamentos dos centros de saúde – Modernizar equipamentos“.

Este aviso insere-se no âmbito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários cuja concretização será  implementada através do Investimento da Componente 1 do PRR “Cuidados de saúde primários com mais respostas”.

O  investimento  tem como objetivo qualificar as instalações e os equipamentos dos centros de saúde, assegurando condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais e adaptando-as aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde.

Atualmente, o sistema de saúde português enfrenta importantes desafios associados à evolução das necessidades em saúde e ao aumento das exigências e expectativas da população, destacando-se: I. Transição demográfica; II. Alteração dos padrões de doença; III. Mortalidade evitável; IV. Níveis de bem-estar e qualidade de vida da população; V.  Promoção da saúde e prevenção da doença. A fim de responder a estes desafios, encontra-se em curso a Reforma de Cuidados de Saúde Primários, que assenta na Lei de Bases da Saúde e segue uma abordagem transversal, abrangente e integrada, visando reforçar a resposta em todas as suas vertentes de intervenção, designadamente, na promoção da saúde, prevenção da doença, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação.

 

Acompanhe as candidaturas aqui e subscreva a newsletter e as notificações.

 

Esta é a #RecuperaçãoEmAção