Requalificação da Saúde Mental no Garcia de Orta

No âmbito da reforma da saúde mental, que pretende contribuir para  o reforço do SNS e a melhoria da resposta às necessidades da população portuguesa, o PRR financia em 1,53 milhões de euros a requalificação da saúde mental do Hospital Garcia de Orta.

Esta entidade vai investir um total de 2,3 milhões de euros na expansão e requalificação da sua resposta na área da saúde mental de crianças, adolescentes e adultos.

O contrato de financiamento do PRR foi celebrado no dia 5 de agosto, entre o HGO e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).  Na cerimónia estiveram presentes os responsáveis das Câmaras Municipais de Almada e Seixal, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), do Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada-Seixal (ACES AS), o Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental e o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

“O financiamento através do PRR vai permitir concretizar a estratégia de expansão e de requalificação de resposta do HGO no domínio da saúde mental de crianças, adolescentes e adultos que já estava a ser preparada com os nossos profissionais nos últimos anos”, afirma Ana Sofia Ferreira, vogal do Conselho de Administração do HGO. A responsável sublinha que o projeto “tinha merecido a confiança das duas câmaras municipais que, em estreita parceria, nos cederam instalações na comunidade, mas cuja concretização estava dependente precisamente da existência de financiamento e de autorização para a sua realização, o que agora se consagra”.

Para Rodrigo Catarino, Diretor do Serviço de Psiquiatria do HGO, “o PRR veio trazer-nos o financiamento necessário à criação de uma estrutura dentro da comunidade, em articulação estreita com os cuidados de saúde primários, mais próxima e acessível, menos estigmatizante, que visa a reabilitação do doente com patologia mental grave e a sua reintegração, tão plena quanto possível, numa vida preenchida e gratificante”.

Nuno Marques, Diretor Clínico, e Paula Realista, Enfermeira Diretora, do HGO explicam que “o projeto prevê uma melhoria na resposta clínica de forma a aliviar a pressão assistencial a nível do serviço de urgência e do internamento, nomeadamente com a expansão do Serviço de Psiquiatria, com o aumento de oito camas no internamento de Adultos, e de quatro gabinetes de consulta, perfazendo um total de 35 camas e 13 gabinetes, estando ainda prevista a criação de uma Sala de Observação (S.O.) de Psiquiatria no Serviço de Urgência Geral.”

Inclui ainda a abertura de um novo Hospital de Dia de Psiquiatria na Comunidade – Cuidados Integrados Reabilitativos de Almada (CIRA), tendo para o efeito, a Câmara Municipal de Almada cedido o espaço ao HGO.

Também a Câmara Municipal do Seixal cedeu ao HGO um edifício, onde vai ser reinstalada e expandida a Unidade de Intervenção Comunitária para adultos, a funcionar atualmente na Cruz de Pau. O novo espaço irá permitir não só modernizar e melhorar os espaços, aumentando a resposta naquele município, como também facilitar o acesso dos utentes, com possível alargamento à população infantil e juvenil na área da saúde mental.

Na vertente da Psiquiatria da Infância e Adolescência, será realizado um investimento na requalificação do edifício e dos equipamentos onde está atualmente sediado, em Almada. Por forma a aumentar a resposta em proximidade às crianças e adolescentes no concelho do Seixal, o Serviço pretende ainda constituir em 2023 uma Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência, caso a mesma mereça autorização superior.

Requalificação da Saúde Mental no Garcia de Orta