Agendas de Inovação Empresarial: Mais 20 consórcios assinam contrato

Agendas de Inovação Empresarial: Mais 20 consórcios assinam contrato

No próximo sábado, dia 17, cerca de 20 consórcios empresariais assinam contrato com o IAPMEI, no âmbito das Agendas de Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Francisco Sá, Presidente do IAMEI, destaca que “Foram já contratualizadas 14 agendas, consórcios, e em princípio teremos no próximo dia 17  uma outra sessão onde esperamos ter qualquer coisa em torno das 18 a 20 agendas para um segundo pacote de contratualização”

As 20 Agendas referidas representam três mil milhões de euros de investimento em áreas como saúde, automóvel, aeronáutica e espaço, economia do mar ou fabricação aditiva, sendo que os investimentos previstos nas Agendas para a Inovação Empresarial “devem estar concluídos e com resultados concretizados” até ao final de 2025.

O Presidente do IAPMEI refere ainda que as Agendas Mobilizadores são “um grande” projeto, “que conseguiu juntar a Academia, grandes empresas, PME’s, ‘clusters’ e associações, por forma a gerar “um efeito virtuoso de alguma transformação” do tecido empresarial nacional.

Refira-se que o acompanhamento dos projetos não será feito pela verificação de faturas como acontece tradicionalmente com os sistemas de incentivo, mas sim em função de metas definidas por projeto: “Aquilo que têm de nos demonstrar é que os produtos e serviços que se propõem criar, a forma como estão a ser desenvolvidos e estão a ser atingidos. E o desembolso por parte do Estado é feito à medida que estas metas vão sendo atingidas e, portanto, há aqui uma alteração neste processo”.

As Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, que incluem as chamadas Agendas Verdes, visam consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal, contribuindo para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base em I&D, na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva.