Segunda fase do Programa Emprego + Digital 2025

Segunda fase do Programa Emprego + Digital 2025

A segunda fase do Programa ‘Emprego + Digital 2025’, medida que integra a Transição Digital do PRR, foi hoje publicada em portaria no Diário da República.

Na mesma, o executivo explica que “a segunda fase do Programa materializa-se num alargamento das medidas de formação e do universo dos destinatários, passando a abranger todos os trabalhadores das empresas e das organizações da economia social, independentemente da sua dimensão, bem como os seus gestores e dirigentes e formadores na área digital”.

Na referida portaria acresce a criação das medidas ‘Líder + Digital’, destinada a gestores e dirigentes, ‘Formador + Digital’,  orientada para capacitação dos formadores, e ‘Cheque-Formação + Digital’, à qual os destinatários se podem candidatar diretamente, incluindo trabalhadores independentes.

Na génese deste projeto esteve uma parceria estratégica entre a área governativa do trabalho a área governativa da digitalização, que se concretizou nos acordos de cooperação celebrados entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Estrutura de Missão Portugal Digital (EMRP) e parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS). Uma medida que teve como público-alvo os ativos empregados das empresas associadas destas confederações, e no qual participaram (entre dezembro de 2020 e julho de 2022) cerca de 25 mil trabalhadores das empresas associadas de 43 associações empresariais.

“Face aos desafios nacionais no âmbito da transição digital, as políticas públicas de formação profissional e digitalização pretendem alargar a intervenção junto dos trabalhadores, tendo em vista, designadamente, a prevenção do risco de desemprego tecnológico entre os ativos empregados, bem como a melhoria das condições de progresso e mobilidade profissional e da qualidade do emprego”, explica no diploma.