Um ano de investimento do PRR nos Açores

 

 

Um ano de investimento do PRR nos Açores

A Conselheira Económica na Representação da Comissão Europeia, Annika Breidthardt, o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP), Fernando Alfaiate, e o vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, estiveram presentes na Sessão de abertura do Encontro de balanço de “1 Ano de investimento do PRR nos Açores”.

Este encontro realizou-se no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, com a participação de vários responsáveis do PRR e Gestores dos investimentos nos Açores. Uma oportunidade de ver o investimento a avançar no terreno e poder partilhar as experiências, uma vez que mesmo à distância a EMRP tem disponibilizado um contínuo acompanhamento e articulação.

Os Açores receberam cerca de 100 milhões de euros ao abrigo do plano de recuperação e resiliência. No total serão 580 milhões para 11 projetos apresentados pela região. Este investimento é fundamental para a região e destaca áreas em que os Açores têm grande potencial de desenvolvimento como a digitalização na área da Saúde, a transição energética ou a melhoria do parque habitacional.

O presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, realçou que o “mecanismo foi criado pela regulamentação europeia, estabelecendo essa legislação que esse mecanismo não vai além do período de 2026”. Acrescenta que “O investimento é importante ser concretizado neste prazo de tempo, porque ele é necessário.”  Estes investimentos traduzem as estratégias regionais em áreas tão vitais como a rede viária regional ou a aposta no Cluster do Mar e nas Energias Renováveis. Não esqueçamos que os Açores são o primeiro arquipélago no Mundo a alcançar certificação internacional de destino sustentável.

Assim, este plano de investimentos trará oportunidades de transformação, visando preparar o Arquipélago para os desafios do futuro, retomando o crescimento económico sustentado.