Desafios comuns dos Mecanismos de Recuperação e Resiliência em análise

Desafios comuns dos Mecanismos de Recuperação e Resiliência em análise

A School of Transnational Governance da European University Institute desenvolve entre os dias 9 e 11 de novembro um seminário executivo que pretende debater e estudar os diferentes planos de recuperação e resiliência, bem como os desafios comuns para uma implementação bem sucedida.

Neste seminário os participantes terão acesso a uma visão geral dos planos e dos temas mais críticos para uma implementação eficiente dos mesmos. Serão ainda analisadas com profundidade as áreas de intervenção como a dupla transição – digital e climática – e a coesão social, tendo presente o conceito de “no significant harm”.

Portugal estará representado pelo Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, e pelo Responsável de Monitorização da estrutura, Tomás Fidelis.

Fernando Alfaiate participará na primeira sessão, no dia 9, em conjunto com o Director for investment, growth and structural reforms, DG ECFIN, o Head of Unit for Programming of the Spanish RRP, Ministry of Finance, de Espanha, Manager of Coordination Office in the Ministry of Finance de Itália, Deputy Secretary-General, General Secretariat for European Affairs, de França e o Governor, Recovery and Resilience Facility da Grécia.

Nesta sessão, que conta com uma introdução do Professor de Economia Política e antigo ministro das Finanças Grego, George Papaconstantinou, serão apresentados os últimos desenvolvimentos do programa Next Generation EU, bem como o estado de implementação dos planos.

No dia 10, Tomás Fidélis, estará presente na sessão subordinada ao tema “Employment and Upskilling” e fará uma apresentação sobre “Digital power of enterprises”.

Este seminário executivo integra um conjunto de atividades em torno do Plano de Recuperação da União Europeia após a Pandemia de Covid-19. Estabelece a possibilidade de um diálogo de alto nível, onde Portugal se inclui com os seus pares das Instituições da EU e peritos externos.