Júri do Altice International Innovation Award 2022 avalia finalistas amanhã

Júri do Altice International Innovation Award 2022 avalia finalistas amanhã

O júri do Altice International Innovation Award 2022 é composto por 12 personalidades referenciadas nas áreas dos média, do empreendedorismo, da academia, organismos públicos e da indústria portuguesa, que irão avaliar os 9 projetos finalistas.

Integra o denominado Grande Júri, presidido por Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice, Fernando Alfaiate, Presidente, Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”; Alberto Cisterna, Country Manager Portugal e Espanha, Enterprise Ireland; Alcino Lavrador, Diretor-Geral, Altice Labs; Alessandro Gropelli, Deputy Director General – Strategy & Communications, ETNO; Alexandre Meireles, Presidente da Direção Nacional, ANJE; Amílcar Falcão, Reitor, Universidade de Coimbra; Ana Estelita, Diretora, Fundação Altice; David Havelin, Senior Technologist, Enterprise Ireland ; Gil Azevedo, Diretor Executivo, Startup Lisboa; Isabel Vaz, CEO, Luz Saúde e Joana Mendonça, Presidente do Conselho de Administração, ANI.

Com um legado de 6 edições, o AIIA destina-se a premiar empreendedores e startups em fase de incubação (até três anos), estudantes de doutoramento ou projetos inclusivos que visem a disponibilização de tecnologias de informação e comunicação e de soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos, particularmente dos que são portadores de necessidades especiais. É o maior prémio monetário atualmente atribuído em Portugal, na área da inovação tecnológica.

A edição de 2022 foi a mais participada de sempre, com um  universo de 125 projetos. Destes foram identificados os 9 melhores trabalhos: 3 da categoria Startup, 3 da categoria Academia e 3 da categoria Inclui.

Uma plataforma que permite o diagnóstico não invasivo, em contexto doméstico, de infeções respiratórias clínicas, uma abordagem inovadora para fazer face ao atual cenário de prevalência de riscos de cibersegurança ou ainda uma solução de navegação baseada em Audio Augmented Reality que pode beneficiar utilizadores com défices visuais, seniores e também ciclistas e motociclistas são algumas das ideias que estão na base dos projetos finalistas.

Amanhã, dia 29, o Grande Júri da Final da 6.ª edição do Altice International Innovation Award (AIIA), apresentará a sua decisão, após a defesa dos projetos pelos 9 finalistas:

Startup:

  • Inclusio
  • IPLEXMED
  • Noroes

Academia:

  • Adaptive Robotic Grasping Planning – A Novel Unified and Modular Grasping Pipeline Architecture
  • Dynamic Defense for Softwarized and Virtualized Networks
  • Fast and accessible fabrication methodology for organ on a chip device, towards better personalized medicine and reducing impact on animal-based research

INCLUI by Fundação Altice:

  • Dreamwaves
  • SeamlessCARE Empathic
  • Zoomguide