E vão dois, há que continuar

 

 

 

E vão dois, há que continuar

 

Passado um ano e meio de PRR, dois pedidos de pagamento completos, o que estava previsto.

Desafios enormes para todos nós portugueses, públicos, privados, governo, Comissão Europeia e equipa da Estrutura de Missão Recuperar Portugal sempre disponíveis para encontrar soluções.

Relevantes reformas com impactos duradouros no primeiro pedido e algumas concretizações, no segundo mais reformas e planos, mas já com uma maior relevância às concretizações, não esquecendo o trabalho contínuo para completar metas e marcos seguintes.

Concluído o Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores, já com investimentos públicos e avisos para privados em andamento, apenas um primeiro passo mas necessário e em tempo.

Completa-se a definição da dimensão de capitalização das empresas com a preparação do Banco de Português de Fomento, em capital e sistema de gestão e controlo, para entrada no InvestEU que permitirá a operacionalização de novos programas de investimento em sustentabilidade, inovação e PME.

Completa a reforma do Catálogo Nacional de Qualificações nas competências digitais, com o início da plataforma Academia Portugal Digital com inovação na abordagem e potencialidades para capacitar oito centenas de milhar da população empregada e o Emprego + Digital 2025 com um ambicioso programa de formação tradicional com a rede do IEFP, formando mais 200 mil trabalhadores.

Concluídas e publicadas ainda as normas para certificação digital pelas empresas nas áreas de cibersegurança, sustentabilidade, privacidade e acessibilidade, bem como a regulamentação para a completa operacionalização da faturação eletrónica.

Finalmente duas concretizações, a aplicação de pré-preenchimento do modelo 1 do IMI com os dados disponíveis na AT e uma aplicação segura para comunicações móveis dos membros do governo.

Mais este sucesso só é possível com o empenho de todos os intervenientes, as entidades públicas envolvidas direta ou indiretamente, a inexcedível equipa da Comissão Europeia, as entidades privadas que participaram quer no fortalecimento dos objetivos, quer exercendo a sua atividade como fornecedores e executando as metas. Todos empenhados porque têm pessoas empenhadas, e, desculpem mas tenho de nomear a equipa da Transição Digital, já que não consigo as de todos os que participaram: Marta S, Eduardo, Miguel, Marta F, Helena, Ana, Marta M e Pedro.

Muito obrigado a todos e continuamos a trabalhar, no terceiro pedido de pagamento e principalmente em contribuir um pouco para que todos possam ter um Portugal melhor.

Ricardo Banha

Coordenador da Dimensão Transição Digital