Consulta pública sobre novos instrumentos financeiros PRR

Consulta pública sobre novos instrumentos financeiros PRR

O Banco Português de Fomento (BPF) lançou um processo de consulta pública (disponível no link: https://www.bpfomento.pt/pt/consulta-publica-sobre-novos-instrumentos-financeiros-prr/) no qual convida as empresas e todos os interessados a participar, dando a sua opinião acerca de futuras soluções de capital e quase capital.

Neste sentido, poderão ser dados contributos sobre dois produtos pré-estruturados:

– Programa de Venture Capital (instrumento que assume uma estrutura de fundo de fundos);

– Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal (instrumento que assume uma estrutura de investimento direto em empresas, em coinvestimento com investidores privados).

Há ainda espaço para apresentar opinião sobre outras propostas, que se entendam ser pertinentes, de novas soluções de capital e quase capital, ao abrigo dos Fundos de Capitalização.

Estes Instrumentos visam promover a entrada em mercado e o crescimento/expansão de empresas viáveis, através do desenvolvimento de novos produtos/serviços ou mercados e do reforço e profissionalização do quadro de pessoal, incluindo a equipa de gestão.

Todas as propostas ou sugestões devem ser submetidas através de formulário próprio, até às 18h00 do dia 19 de dezembro de 2022.

Esta consulta pública surge no no âmbito do papel que foi atribuído ao Banco Português de Fomento, designadamente, na estruturação e distribuição de soluções de capital e quase capital, no montante global de 1.425 milhões de euros, via Fundo de Capitalização e Resiliência e Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores, ao abrigo do PRR. Refira-se que está ainda ainda disponível o montante de 475 milhões de euros para lançar novos Programas, ao abrigo dos Fundos geridos pelo BPF no âmbito do PRR.