Alojamento estudantil para acesso à educação

Alojamento estudantil para acesso à educação

No acesso à educação encontram-se alguns obstáculos que é necessário corrigir e ultrapassar. O alojamento é um dos maiores obstáculos ao acesso ao ensino superior. É necessário, como tal, criar infraestruturas que permitam acabar ou minimizar esta barreira.

O investimento C02-i06 – Alojamento estudantil a custos acessíveis tem como objetivo aumentar a oferta nacional de alojamento estudantil a preços acessíveis, ajudando, assim, a reduzir os custos diretos dos estudantes e respetivas famílias, com especial ênfase nos estudantes mais vulneráveis do ponto de vista social e económico. O investimento consiste na disponibilização de 15 000 camas adicionais para estudantes, através da construção de novos edifícios, da reabilitação de edifícios existentes e da modernização e expansão das residências para estudantes existentes.

Até ao momento, foram aprovadas 131 candidaturas a financiamento no âmbito do Plano Nacional de Alojamento Estudantil, que permitirão disponibilizar no seu total 18.143 novas camas, das quais 15.800 serão financiadas pelo PRR, com uma dotação global de 375 Milhões €. No seguimento da contratualização com os beneficiários finais de cada projeto apoiado pelo PRR, foram transferidos perto de 10 Milhões € de adiantamento para dar início às intervenções.