Digitalizar a educação

Digitalizar a educação

 

A transição digital é uma tendência mundial e uma das dimensões estruturantes do PRR.

O impacto do digital na educação é cada vez maior, tendo assumido o seu expoente máximo durante a pandemia, altura em que foi necessário transformar rapidamente o ensino para fazer face aos confinamentos.

Neste sentido, são vários os investimentos do PRR na transição digital na educação.

Em Portugal continental foram entregues 600 mil computadores a alunos e adquiridos 20 mil novos equipamentos de projeção nas salas de aula.

Em 2023 pretende dar-se continuidade ao desenvolvimento e adoção de novos recursos digitais para a maioria das disciplinas, incluindo educação física e desporto, nomeadamente na digitalização dos testes de avaliação.

Prevê-se também o lançamento dos procedimentos de aquisição de equipamento para instalação de 1.300 Laboratórios de Educação Digital, nas diferentes temáticas (Robótica, STEAM e Multimédia).

Nos Açores, foram distribuídos 9814 equipamentos informáticos entre computadores portáteis e tablets nas escolas. Foram também disponibilizados online 4 cursos: “Ferramentas digitais e segurança online”, “Inovação e design thinking” (ambos para docentes), “Ferramentas digitais de e-mail, videochamada e armazenamento de informação” e “redes sociais: perigos e cuidados a ter na sua utilização” (para encarregados de educação).

Durante o ano letivo 2022/2023 encontram-se ainda a ser entregues equipamentos e licenças dos manuais digitais a todos os alunos do 5.º e 8.º anos do ensino público da RAA no ano.

Durante 2023 está prevista a distribuição, pelas escolas, de painéis interativos  e equipamentos especializados para sala de aula, como jogos didáticos, impressoras 3D e kits de robótica e de realidade virtual

Até 2025, serão desenvolvidas ações que melhorem a conetividade das escolas para, pelo menos, 1Gb

Na Madeira, mais de 1.500 professores e educadores foram abrangidos por formação em competências digitais.

No ano letivo 2022/2023 procede-se à distribuição a 9.205 alunos de Manuais Digitais.

Em 2023 serão instalados equipamento interativos e mobiliário para a criação de 14 salas do futuro (Ambientes inovadores de aprendizagem) e Núcleos de inovação educacional.