Num mundo cada vez mais concorrencial, as competências tornam-se um elemento muito relevante para o desenvolvimento e estímulo da competitividade das economias.
Numa sociedade em que valores como a coesão, o bem-estar e a competitividade dependem dos níveis de qualificação e competências da população, com especial ênfase, como foi constatado nos últimos anos, em contexto de crise e, por inerência, de necessidade de adaptação a novas realidades e formatos, é fundamental o enfoque neste tema.
A Componente 6 – Qualificações e Competências – da Dimensão Resiliência do PRR tem como objetivo aumentar a capacidade e resposta do sistema educativo e formativo, combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego.
Os programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos visam apoiar iniciativas a desenvolver por instituições de ensino superior, em parceria ou consórcio com empresas, empregadores públicos e/ou privados e incluindo autarquias e entidades públicas locais, regionais e nacionais.
O investimento C06-i03.03 – Impulso Adultos – com uma dotação de 130M€ tem por objetivo apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.
O investimento é composto, essencialmente, por subvenções para a execução de programas integrados que envolvam um total de 23 000 alunos no período 2021-2025, incluindo os custos de instalação e equipamento, o apoio aos alunos e as despesas das instituições de ensino superior associadas à prestação dos cursos.
O investimento C06-i04.01 – Impulso Jovens STEAM – com uma dotação e 122M€ tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmetics), através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior, bem como adequar as instalações para este tipo de formação.
O investimento visa a implementação de programas por instituições de ensino superior (IES), em parceria com empregadores públicos e/ou privados e outras partes interessadas, incluindo escolas secundárias, oferecendo cursos de licenciatura e outros cursos superiores iniciais. Os programas devem incluem a modernização e ampliação das instalações. Também são parte do investimento incentivos aos estudantes/bolsas anuais, enquanto complemento para estudantes provenientes de regiões do interior e áreas de intervenção social prioritária e para as mulheres.
No âmbito destes investimentos foi lançado um aviso de candidatura conjunto que gerou a aprovação de 33 consórcios, envolvendo 73 Instituições de ensino superior, que vão contribuir para a meta de 145 500 adultos adicionais participantes em medidas de apoio à melhoria das qualificações dos adultos, bem como chegar a 9750 estudantes/anuais beneficiados pela modernização de infraestruturas e de equipamentos e chegar a 15 000 participantes em cursos de pós-graduação no ensino superior.
A implementação do investimento estará concluída até 31 de dezembro de 2025.