O Dia Mundial da Justiça Social, implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 26 de novembro de 2007, lembra que só é possível atingir uma sociedade justa, em paz e equilibrada através de políticas, estratégias e intervenções em áreas como a pobreza, o desemprego, a desigualdade, os direitos humanos e a exclusão social.

O PRR, enquanto instrumento que visa implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, assume na sua génese a necessidade de intervenção em áreas da sociedade mais fragilizadas, tentando construir as infraestruturas necessárias para um País mais justo e equilibrado.

Na sua Dimensão Resiliência, são vários os investimentos que assumem o objetivo de diminuir as disparidades sociais, tentando oferecer uma maior qualidade de vida aos cidadãos. Seja a Componente 1, com o acesso à saúde, a Componente 2, cujo foco é a disponibilização de habitações dignas, a Componente 3 que tem por objetivo melhorar as respostas sociais, ou a Componente 6 – Qualificações e Competências, que vincula a ideia de reduzir a taxa de desemprego e aumentar a literacia dos portugueses, através do acesso à educação e a programas de emprego. Na Dimensão Transição Climática encontramos também ações desenvolvidas para o combate à pobreza energética para uma habitação digna.

O foco nestes investimentos, os avisos lançados, bem como a quantidade de candidaturas recebidas, são sinais relevantes deste objetivo do PRR, o de dar especial enfoque à Justiça Social.