Centros de saúde no litoral alentejano requalificados

Centros de saúde no litoral alentejano requalificados

Os cinco centros de saúde e respetivas extensões do litoral alentejano vão ser requalificados, no âmbito do PRR.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro afirmou, durante a iniciativa Saúde Aberta, que arrancou hoje dia 27 de fevereiro em Alcácer do Sal, que “felizmente, no contexto do PRR, foi possível encontrar financiamento para fazer com que os cinco centros de Saúde, as cerca de 30 extensões de saúde que existem nesta região sejam todas requalificadas”.

Manuel Pizarro lembrou que o litoral alentejano “é uma zona muito vasta”. Alcácer do Sal, Grândola, Sines e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, e Odemira, no distrito de Beja, constituem esta zona habitada por “mais de 100 mil pessoas” onde “persistem problemas graves de acesso aos cuidados de saúde”.

Segundo o ministro da saúde, a área das infraestruturas é uma das prioridades. O PRR assume aqui um papel importante, permitindo tanto o financiamento da requalificação dos centros e extensões de saúde como a aquisição de novos equipamentos.

“Por exemplo, viaturas de apoio domiciliário, que aqui são especialmente importantes. Dada a vastidão desta zona geográfica, o facto de haver muita população que vive de forma isolada e uma parte dessa população ser população idosa com dificuldade de mobilidade, essas viaturas também vão responder a estes problemas”, indicou.