Remodelação da central hidroelétrica da Serra de Água concluída em 2024

A Central hidroelétrica da Serra de Água vai ter obras de remodelação no âmbito do PRR. Um investimento de 15,4 milhões de euros que se assume como o maior na região da Madeira.

Numa visita ao local, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas afirmou que a “obra de remodelação central da Serra de é uma importante intervenção de modo a reforçar a produção de energia elétrica através da fonte hídrica”.

Pedro Fino indicou ainda que “é um investimento do PRR de 15,4 milhões de euros, que se iniciou em outubro”, prevendo-se que a intervenção esteja concluída  “no primeiro semestre do próximo ano”, sendo assim “cumpridos todos os prazos do PRR”.

Este investimento permitirá “reforçar a produção de energia elétrica através das fontes renováveis”.

“No ano passado produzimos 32% de energia elétrica através de fontes renováveis, o que, tendo em conta as nossas características, é uma percentagem elevada, enquanto região insular”, acrescentou.

“O desafio que se coloca no futuro é tentar garantir uma estabilidade de produção de energia elétrica através de energias renováveis contínua, durante todos os dias”, indicou.

Segundo o governante, “o PRR permite alavancar todos os investimentos que já estavam planeados”.

A central hidroelétrica da Serra de Água, inaugurada em 1953, foi a primeira a ser construída na região, e já produziu 1000 GWh de energia elétrica de origem renovável. Agora, irá ver a potência instalada aumentar 5,2 MW (megawatt) para cerca de 10,8 MW, dotando-a, desta forma, de maior capacidade de resposta na regulação do sistema elétrico e na eficiência da gestão hídrica. Um projeto assim alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.