Fundo Ambiental supera metas estabelecidas com 91% de execução

Fundo Ambiental supera metas estabelecidas com 91% de execução

O Fundo Ambiental executou 91% das verbas do PRR, tendo já alocado 122 milhões de euros ao programa de apoio aos edifícios mais sustentáveis.
Segundo a tutela, “o Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática já executou 122,6 milhões de euros, isto é, 91% do total de 135 milhões previstos no PRR para o Programa de Apoio aos Edifícios + Sustentáveis de âmbito residencial”. Uma execução que permitiu superar “todas as metas estabelecidas” para esta segunda fase da iniciativa, que teve inicio em junho de 2021 e foi encerrada em maio 2022.

Com este investimento, foi possível uma redução de 47,4% da energia primária, 17,4 pontos percentuais acima do objetivo estabelecido de 30%. No que concerne a intervenção em edifícios residenciais privados, o objetivo inicial era ligeiramente superior a 1 milhão de metros quadrados, todavia, foram mais de 10 milhões de metros quadrados intervencionados. Já o objetivo de atingir 35 MW de capacidade adicional de energia renovável foi também largamente ultrapassado, atingindo-se 152 MW.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática estima que “tenham sido evitadas mais de 38 mil toneladas por ano de emissões de dióxido de carbono equivalente, além de uma poupança total anual de 38 milhões de euros”.

O PRR previu 610 milhões de euros para o aumento da eficiência energética dos edifícios, nomeadamente 300 milhões de euros para o setor residencial, 240 milhões de euros para os edifícios da administração pública e 70 milhões de euros para empresas.