150 novas vagas para o programa Novos Idosos

150 novas vagas para o programa Novos Idosos

Hoje, dia 3 de março, foi assinado o despacho que promulga a abertura de 150 novas vagas para o programa Novos Idosos. Um projeto, financiado pelo PRR, que iniciou em 2022, nos Açores, com o objetivo de apoiar idosos em casa.

Artur Lima, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, avançou que “Assinámos o despacho de alargamento do programa Novos Idosos aos concelhos de Vila Franca do Campo, Lagoa e Horta, que se juntam à Praia da Vitória e a Ponta Delgada”. Com esta assinatura, o programa oferece 50 novas vagas em cada um dos novos concelhos abrangidos.

Artur Lima indicou ainda que “até 2025, prevê-se despender perto de 10 milhões de euros com o programa Novos Idosos, sendo que está alocado a esta segunda fase do projeto cerca de cinco milhões de euros”.

O vice-presidente do Governo Regional lembrou também que o programa começou, numa fase experimental, nos concelhos da Praia da Vitória e de Ponta Delgada, sendo que, neste momento, “já estão integrados no programa 73 idosos, estando em fase de conclusão os procedimentos relativos à integração de mais 27 idosos”.

A 3 de abril abrem as candidaturas à nova fase do programa, que se baseia na atribuição de um apoio mensal, não reembolsável, até ao montante de 948 euros para cada idoso, a que acresce o auxílio prestado por uma equipa técnica local, que desenvolve um plano de intervenção para cada utente.