PRR permite aumento de 33% em capacidade de respostas sociais

PRR permite aumento de 33% em capacidade de respostas sociais

PRR permite aumentar a capacidade de respostas sociais em 33% até 2026 e criar “mais 15 mil camas” para cuidados sociais do que estava previsto, indicou o primeiro-ministro, António Costa, durante visita às obras da Unidade Social da Portela financiadas pelo PRR.

Neste projeto da Cruz Vermelha Portuguesa e da Câmara Municipal de Loures, António Costa afirma que o PRR tem “uma fortíssima componente de aumento das respostas sociais”:

“São mais de 800 milhões de euros dedicados exclusivamente a novas respostas sociais, as mais variadas, designadamente estas que têm a ver com residências para idosos ou unidades de cuidados integrados”.

Com o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) da Segurança Social, o Governo estimava a criação de “18 mil camas” para cuidados sociais, todavia, com o PRR, será possível criar “mais 15 mil”. “Entre o PARES (…) e o PRR, nós conseguimos aumentar em 33% a capacidade de respostas sociais do país daqui até 2026. E isso é um crescimento muito significativo, porque aumenta num terço a capacidade do país em termos de respostas sociais”, avançou o primeiro-ministro.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, referiu que existem aproximadamente 665 projetos de investimentos social em Portugal, que irão impactar cerca de 40 mil pessoas. “É o maior investimento que estamos a fazer de sempre do país em termos de equipamentos e respostas sociais, neste que é um desafio que nós temos todos, como sociedade, que é o de responder ao desafio demográfico”, indica.

A ministra anunciou também que, a par destes investimentos estruturais, serão lançados durante este semestre “dois novos avisos” no âmbito do PRR. Um no âmbito de “apoio domiciliário qualificado, com acompanhamento tecnológico e com teleassistência” e outro para “permitir pequenas obras de adaptação da casa das pessoas”, com o intuito de permitir que as pessoas possam “envelhecer nas suas casas de forma ativa, ainda que com acompanhamento domiciliário”.

A construção da Unidade Social da Portela assume um investimento superior a 7,5 milhões de euros, sendo 1,6 milhões financiados pelo PRR. Prevê-se que a obra esteja finalizada no final deste ano. Este investimento possibilita, além das unidades de cuidados continuados e de estrutura residencial, a prestação de apoio domiciliário a cerca de 311 utentes em termos de apoio de refeição ou de roupa.

Assista aqui ao vídeo