Bioeconomia para florestas mais resilientes

Bioeconomia para florestas mais resilientes

A Componente da Bioeconomia no PRR configura per si o exemplo da ação colaborativa entre o Estado, as empresas, a ciência e a tecnologia em prol de uma economia mais justa, sustentável e preparada para o futuro. Esta componente apresenta ainda um foco importante na floresta, ajudando, em última instância, a tornar este recurso mais resiliente.

Com os objetivos de apoiar a atividades de prevenção de incêndios pelos profissionais da produção de resina (Programa “Resineiros Vigilantes” – Meta 2025: 255 profissionais), adquirir veículos máquinas e equipamentos ICNF, desenvolver atividades de proteção e reabilitação de florestas de pinheiro-bravo. (Meta 2025: 8500 ha), existem dois investimentos a salientar:

-Beneficiação de Povoamentos de Pinheiro Bravo com Potencial para a Resinagem (11 M€)

– Gestão Florestal e Apoio à Resinagem – (4,8 M€) – Programa Resineiros Vigilantes

De momento, o Programa Resineiros Vigilantes já abrangeu 82 profissionais, em 2021, e 88 em 2022. Foram também adquiridos 20 veículos ligeiros de combate a incêndios e outros equipamentos florestais, encontra-se desenvolvido o Estudo do potencial da resinagem e em fase de estudo a Academia do Resineiro.