104 contratos para implementação de Centros Tecnológicos Especializados

 

104 contratos para implementação de Centros Tecnológicos Especializados

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram hoje, dia 3 de maio, assinados 104 contratos para a implementação de Centros Tecnológicos Especializados (CTE). Este investimento envolve a modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes, bem como a aquisição de recursos educativos tecnológicos (equipamento).

A assinatura decorreu na sessão “Uma agenda PRR transformadora para o ensino profissional em Portugal – Centros Tecnológicos Especializados”, com a participação de dezenas de escolas de todo o país, que investem num ensino profissional de qualidade.

Estiveram presentes o Ministro da Educação, João Costa, o Secretário de Estado do Planeamento Eduardo Pinheiro, a Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional) Filipa Henriques de Jesus e representantes dos diversos Centros Tecnológicos.

A ANQEP salienta que estes primeiros CTE oferecem 68 qualificações vocacionadas para a transição digital e a indústria 4.0, e necessárias à transição energética. As áreas de educação e formação dividem-se entre Ciências Informáticas, Metalurgia e Metalomecânica, Eletrónica e Automação, Eletricidade e Energia, Hotelaria e Restauração e Contabilidade e Fiscalidade.

Pode rever a sessão aqui https://www.youtube.com/live/u1s12ei8yIU?feature=share