417 candidaturas ao programa Condomínios de Aldeia

417 candidaturas ao programa Condomínios de Aldeia

 

O programa Condomínios de Aldeia recebeu 417 candidaturas, que perfazem os 20 milhões de euros previstos no PRR.

Numa visita ao Parque Nacional da Peneda do Gerês, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, afirmou que “Esteve aberto um aviso aos Condomínios de Aldeia com 20 milhões de euros do PRR. Terminou a 30 de abril e tivemos 417 aldeias candidatas a nível nacional, o que perfaz aproximadamente os 20 milhões [de euros] que tínhamos disponíveis”.

Os “Condomínios de Aldeia” apresentam o objetivo de atuar na envolvente das áreas edificadas mais vulneráveis ou críticas, através do apoio a ações que promovam alterações do uso do solo de áreas de matos e floresta para outros usos, incluindo agrícolas ou de recreio e lazer, contribuindo para a resiliência das comunidades, fomentando as economias locais e trabalhando para a biodiversidade.

Com a meta de criar 800 “Condomínios de Aldeia” até 2025, esta medida estabelece-se como uma forma de proteção das aldeias localizadas em territórios rurais.

Uma meta que segundo o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas não está longe de ser atingida: “Juntando essas 417 aldeias – obviamente que as candidaturas ainda vão ser analisadas e algumas podem eventualmente cair – às 200 que já temos aprovadas e 100 delas já executadas ficamos muito perto da meta das 800 aldeias que tínhamos previstas no PRR”.