Investimento PRR permite instalação de dois radares meteorológicos nos Açores

Investimento PRR permite instalação de dois radares meteorológicos nos Açores

No âmbito do PRR serão instalados dois radares meteorológicos nos Açores que, segundo o IPMA, possibilitam “melhorar a precisão de fenómenos meteorológicos extremos”, permitindo que a região esteja “mais bem preparada” para fazer face às alterações climáticas.

Com estes dois radares, instalados em São Miguel e na ilha das Flores, será possível “determinar com uma melhor precisão fenómenos meteorológicos extremos associados principalmente à precipitação e à intensidade do vento”, de acordo com Carlos Ramalho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“Permite-nos conhecer melhor a nossa meteorologia e estarmos mais bem preparados para fenómenos severos” que se prevê virem a ser mais frequentes.

Os dois novos radares demorarão cerca de um ano a ser instalados e permitirão que “todo o arquipélago fique coberto com informação de radar meteorológico”, fazendo com que se possa determinar “alguns fenómenos de precipitação intensa e conhecer melhor os fenómenos meteorológicos específicos que ocorrem nas nossas ilhas”.