No âmbito do PRR serão instalados dois radares meteorológicos nos Açores que, segundo o IPMA, possibilitam “melhorar a precisão de fenómenos meteorológicos extremos”, permitindo que a região esteja “mais bem preparada” para fazer face às alterações climáticas.
Com estes dois radares, instalados em São Miguel e na ilha das Flores, será possível “determinar com uma melhor precisão fenómenos meteorológicos extremos associados principalmente à precipitação e à intensidade do vento”, de acordo com Carlos Ramalho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
“Permite-nos conhecer melhor a nossa meteorologia e estarmos mais bem preparados para fenómenos severos” que se prevê virem a ser mais frequentes.
Os dois novos radares demorarão cerca de um ano a ser instalados e permitirão que “todo o arquipélago fique coberto com informação de radar meteorológico”, fazendo com que se possa determinar “alguns fenómenos de precipitação intensa e conhecer melhor os fenómenos meteorológicos específicos que ocorrem nas nossas ilhas”.