3.800 metros quadrados requalificados em Gondomar para Respostas Sociais

3.800 metros quadrados requalificados em Gondomar para Respostas Sociais

 

No âmbito da Componente 3, Respostas Sociais, do PRR, o Espaço Público de Ferreirinha/Foz do Sousa, em Gondomar, irá ser requalificado. O concurso para esta intervenção, cuja execução durará cerca de 6 meses e custará aproximadamente 450 mil euros, já foi anunciado, tendo sido lançado em Diário da República, no dia 11 de maio.

Esta requalificação insere-se no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas desenvolvido pelo município de Gondomar em resposta aos desafios lançados pela Área Metropolitana do Porto e visa a recuperação do espaço “funcionalmente obsoleto e atualmente rodeado por um edificado envelhecido” segundo esclarece a autarquia, que refere ainda a importância do “desenvolvimento de funções urbanas mais funcionais, inovadoras, promovendo estilos de vida mais saudáveis e vivências seguras”.

O objetivo é que este espaço venha a ser de “uso coletivo inclusivo e acessível para todos, dando prioridade ao peão e a dinâmicas de promoção e (re)criação de relações de sociabilidade e convívio que caracterizam os territórios mais rurais do município de Gondomar”.

Pretende-se “não só aumentar o número de atividades proporcionadas aos idosos, bem como criar novas atividades, com maior diversificação, proporcionando a intergeracionalidade e o convívio entre pessoas de diferentes gerações, fomentando a aprendizagem e o reviver de culturas e tradições do território”.