Investimento PRR na Bioeconomia Nacional

Investimento PRR na Bioeconomia nacional

No âmbito de investimento PRR, o Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, Forestwise, está a desenvolver testes para verificar a viabilidade de extração de resina no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco.

O Plano de Recuperação e Resiliência assume na sua génese uma forte aposta na Transição Climática, sendo a bioeconomia parte essencial para uma sociedade mais sustentável.

Neste âmbito, o projeto de ensaios, que integra o RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional, tem um financiamento de 26,6 milhões de euros do PRR.

O município de Oleiros indicou que parte do pinhal na freguesia da Isna “está a ser laboratório de testes para a viabilidade de extração da resina, uma atividade que teve grande dinâmica até ao início da década de 1980 no concelho de Oleiros”.

Um projeto desenvolvido por um consórcio constituído por 37 entidades, liderado pelo Forestwise – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, cuja  entidade responsável pelo desenvolvimento dos ensaios é a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em conjunto com a empresa Raízes In.

Segundo Miguel Marques, vice-presidente da Câmara de Oleiros, este projeto assume importância para os proprietários já que a “exploração da resina pode vir a representar um rendimento” e também para a boa gestão da floresta.

Uma aposta numa “terra onde ainda existem antigos resineiros, homens e mulheres, que podem transmitir às novas gerações a mestria de resinar o pinheiro”.

À data foram já resinados 60 pinheiros de um total de 200 que integram este projeto que se estende até 2025.