Investimento PRR cria 100 novas vagas em creches

Investimento PRR cria 100 novas vagas em creches

Um investimento de 240 mil euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai permitir a criação de duas novas creches, com 100 vagas em Ponte de Lima.

As creches vão ser criadas através de refuncionalização de espaços existentes nos centros escolares de Gandra e São Pedro de Arcos, “freguesias que precisavam daquele apoio às famílias e de incentivo ao aumento da natalidade”.

“A construção dentro dos centros escolares garante uma permanência das crianças por um período mais longo de tempo, indo ao encontro das necessidades das famílias”, sublinhou, acrescentando que por serem criadas dentro dos centros escolares o custo dos dois equipamentos não é elevado.

“Em Gandra existe um polo industrial e essa creche pode vir a ter um período alargado de funcionamento para satisfazer as necessidades das pessoas que trabalham na indústria e por turnos. A creche poderá abrir às 05:30 e fechar às 22:30 para conseguirmos dar resposta a dois turnos das unidades fabris”, explicou o autarca de Ponte de Lima.

A segunda creche vai ficar instalada no centro escolar de São Pedro d’Arcos.

“É uma localização estratégica, junto ao nó da Autoestrada 27 (A27) e ter, nas proximidades, um conjunto de freguesias que não está servida de creche”, apontou.

A autarquia tem ainda a intenção de construir uma terceira, também com financiamento do PRR, na freguesia de Anais, sem centro escolar.